Greenwashing: Lavagem Verde.
- Karina Fazzio Coutinho
- 18 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2020
O perigo de comprar produtos pela embalagem?

O Greenwashing é conhecido como banho/maquiagem verde. O anglicismo Greewhashing (do Inglês Green: verde, Whitewase: branquiar ou encobrir) ou lavagem verde indica a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações (empresas, governos, etc), ou pessoas, mediantes ao uso de técnicas de marketing e relações públicas.
A prática tem como objetivo criar uma imagem positiva diante a opinião pública, acerca do grau de responsabilidade ambiental dessas organizações ou pessoas, ocultando ou desviando atenção de impactos ambientais negativos por elas gerados.
É uma ação que empresas realizam para “maquiar” os seus produtos e tentar passar a ideia de que eles são ecoeficientes, ambientalmente corretos, ou seja, criam uma falsa aparência de sustentabilidade sem necessariamente aplicá-la na prática.
Nos produtos de higiene e beleza, um exemplo bem comum dessas práticas são as marcas que criam embalagens que, visivelmente, nos remetem ao universo saudável e natural, como elementos como os tons de verde, imagens de ervas e flores, para disfarçar um produto cheio de substâncias sintéticas e de fonte não renovável.
Para entender melhor o que é Greenwashing, imagine que você tem um móvel usado e que, para ele parecer mais moderninho, passa uma camada de tinta. Na essência, nada mudou, ele continua velho e pode te dar trabalho mais tarde, já que na essência seu material ainda é antigo, ele esta com uma roupagem mais moderna, só isto.
Portanto, antes de utilizar algum produto em seu corpo, entenda se ele tem algum produto nocivo para sua saúde e meio ambiente.
Seja uma pessoa na qual se preocupa com seu corpo e beleza, sem agredir a saúde, meio ambiente e animais, utilize os Cosméticos Naturais VEGANE.
Eu gostei muito!